Chakras

O significado dos Chakras é, na língua sânscrita, “roda de luz“. Os sete principais Chakras ficam localizados ao longo da coluna vertebral. São centros de energia que representam os diferentes aspectos da natureza sutil do ser humano e servem para absorver a energia vital e distribuí-la pelo corpo, mente e espírito, liberando-a também para o exterior, manifestando aspectos físicos, mentais e emocionais.

Os chakras podem estar em equilíbrio ou apresentarem desequilíbrios, estando mais ou menos ativos, de acordo com a sua possibilidade de captação de energia. Quando estão equilibrados, a energia flui livremente, quando não, a energia é incapaz de circular e podem surgir desequilíbrios.

Veja abaixo a representação de cada chakras e a relação da sua ‘sub’ ou ‘super’ atividade.

1° Chakra – Básico
(MULADHARA) EU SOU

O papel deste chakra é conectar toda a sua energia com a Terra, que é chamada de aterramento. Tudo que diz respeito à sobrevivência, real ou imaginária, como – alimentação, dinheiro, abrigo, etc. Nele mora a nossa força vital inesgotável (Kundalini) e é o fundamento primordial para os chakras superiores se harmonizarem como um corpo único.

Tem relação com coluna, ossos, dentes e unhas, com a construção celular do sangue, devido à glândula supra renal, também com a próstata, o reto e o intestino grosso.

QUANDO EM DESEQUILÍBRIO SUPER ATIVO
Mesmo que se consiga um grande sucesso na vida, a preocupação e o medo da carência material sempre estarão presentes, conscientemente ou inconscientemente, gerando ansiedade e angústia.

QUANDO EM DESEQUILÍBRIO SUB ATIVO
Pode trazer com frequência a falta de vontade de seguir adiante, cansaço e pouca resistência física e psíquica, insegurança na vida com a sensação de estar sem base ou sem chão.

2° Chakra – Sexual ou Umbilical
(SVADISTHIANA) EU SINTO

Está ligado diretamente ao recebimento do prazer físico, mental e espiritual. Em harmonia, nos faz perceber a vida com mais entusiasmo e criatividade, sentir e desfrutar o prazer de estar num corpo físico.

Todas as memórias, conscientes ou inconscientes, de experiências relacionadas ao sexo, traumas e abusos sexuais ficam registradas neste chakra.

Está relacionado com: testículos, ovários, os órgãos reprodutores, a próstata, os rins, a bexiga, o intestino grosso, o cólon e a região sacro lombar da coluna vertebral.

QUANDO EM DESEQUILÍBRIO SUPER ATIVO
Enfrentamos coisas como vícios e gula. O prazer é uma coisa boa, e você nunca deve se sentir culpado por apreciar o que a vida tem a oferecer, desde que sejam nutritivas para sua alma ou saudáveis ​​para você. Os sintomas incluem dependência, obesidade, desequilíbrios hormonais e inquietação.

QUANDO EM DESEQUILÍBRIO SUB ATIVO
Costuma aparecer na infância, quase sempre com falta de carinho físico. Na puberdade pode acentuar a carência, falta de autovalorização e repressão das emoções. Em adultos, concentração em coisas muito muito práticas, sem aproveitar os frutos do trabalho. Podem aparecer sintomas de depressão, diminuição do desejo sexual, falta de paixão e criatividade.

3° Chakra – Plexo Solar
(MANIPURA) EU FAÇO

Está relacionado com a identidade pessoal do ser humano, sua autoimagem, consciência do seu valor, autoconfiança e autovalorização, necessárias para assumir o comando da própria vida. Através dele, nossa energia emocional flui para o exterior. Também diz respeito ao nosso apetite e a forma como digerimos, de alimentos a emoções.

Está diretamente ligado aos órgãos relacionados ao sistema digestivo: estômago, fígado, baço, pâncreas, vesícula biliar, sistema nervoso vegetativo.

QUANDO EM DESEQUILÍBRIO SUPER ATIVO
Sabe utilizar o seu poder pessoal, porém tende a abusar, desrespeitando a individualidade de outras pessoas. Tende também a se enfurecer de maneira muito rápida, exteriorizando aquela porção de raiva que ficou sem digerir anteriormente.
Necessidade de controle, ganância e falta de empatia, pela procura de uma satisfação que falta no interior, que pode também gerar compulsões.

QUANDO EM DESEQUILÍBRIO SUB ATIVO
Sem confiança em sua capacidade de realizar os seus projetos, sentimentos de inferioridade e de vergonha com relação às outras pessoas, preocupando-se demais com a opinião delas. Apresenta dificuldade para dizer não e delimitar os seus espaços, acabando por submeter-se às vontades de outros.

4° Chakra – Cardíaco
(ANAHATA) EU AMO

A capacidade de manifestar o amor pelo próximo, de nutrir e doar-se ao outro é proporcional à capacidade de amar e de cuidar de si mesmo. O poder pessoal de amar e ser amado é despertado neste chakra.

É responsável pelo equilíbrio das energias em todos os outros chacras e é o mais afetado por energias negativas. Sua tarefa é unir em harmonia os três chakras inferiores e os três superiores (mediador entre corpo e espírito).
Os problemas de saúdes relacionados são: respiratórios, cardíacos, asma, alergia, problemas nos pulmões e nas mamas, dores nas costas e nos ombros.

QUANDO EM DESEQUILÍBRIO SUPER ATIVO
Vai expressar constantemente o seu afeto e se doar incansavelmente, fazendo escolhas prejudiciais, tudo em nome do amor. Porém, a falta de amor próprio e a carência afetiva, podem levá-lo a acreditar que é responsável pela felicidade do outro e pela manutenção dos relacionamentos, colocando sempre as necessidades do outro antes das suas.

QUANDO EM DESEQUILÍBRIO SUB ATIVO
Dificuldade para se doar nos relacionamentos e expressar a sua afetividade. Capacidade de ter empatia reduzida, por isso, vai ter dificuldade de perceber as necessidades afetivas dos outros. Tendência à autopiedade, ao ciúme e a possessividade.

5° Chakra – Laríngeo
(VISHUDDHA) EU FALO

Este chakra dá voz às suas verdades pessoais. No nível físico a resposta é a garganta, no energético, nos expressamos com total liberdade, criatividade e segurança e nos sentimos à vontade de assumir nossos conhecimentos, sentimentos e fraquezas.
Desequilíbrios neste chakra dependem da configuração dos chakras plexo – o poder pessoal e cardíaco – a autoestima.
Controla a região da garganta, glândulas tireoide e paratireoide, boca, articulação temporomandibular, cordas vocais, traqueia, laringe, faringe, pescoço e as vértebras cervicais.

QUANDO EM DESEQUILÍBRIO SUPER ATIVO
Necessidade exagerada de se expressar, de falar sobre si mesma, do que está acontecendo no mundo e com outras pessoas, ao mesmo tempo em que terá pouca disposição para ouvir. Tenderão a cansar seus interlocutores com a sua fala intermitente e muitas vezes desprovida de conteúdo interessante.

QUANDO EM DESEQUILÍBRIO SUB ATIVO
Dificuldade de se comunicar, de falar sobre si mesma, de expressar suas ideias, sentimentos e necessidades. As tristezas e mágoas tenderão a ficar reprimidas na região da garganta – o “nó na garganta”, as lágrimas que não são choradas. As raivas e indignações na região do pescoço e dos ombros.

6° Chakra – Frontal
(AJNA) EU VEJO

Esse chakra abre sua mente para informações além do mundo material e dos 5 sentidos. É mais conhecido como o terceiro olho e influencia diretamente nosso raciocínio, capacidade de absorver informações e aprendizados. Está ligado diretamente com a nossa intuição, visão interior e autoconhecimento. É o centro de clarividência, telepatia e poder mental.

Está fisicamente atrelado à glândula hipófise, aos olhos e nariz, e é o responsável pelo controle de todos os chakras.

QUANDO EM DESEQUILÍBRIO SUPER ATIVO
Apresentará a percepção intuitiva excessiva, porém com pouca influência da mente racional, o que acarretará falta de discernimento das sua percepções intuitivas, tendências à fantasia e fuga da realidade. Com a razão enfraquecida ela não conseguirá discernir adequadamente sobre as percepções que a mediunidade em desequilíbrio captar.

QUANDO EM DESEQUILÍBRIO SUB ATIVO
Apresentará um excesso de intelectualismo, a mente racional é predominante e será quase impossível acreditar em algo que não possa perceber com os cinco sentidos. Encontra-se privado da sua intuição e percepções mais sutis. Fisicamente, pode sentir dores de cabeça ou ter problemas com alergias.

7° Chakra – Coronário
(SAHASRARA) EU SEI

Assim como o chakra básico conecta o ser humano com a terra, o chakra da coroa conecta-o com o céu, com a sua Essência Divina, sua consciência cósmica e universal, promovendo o sentido de unidade e de totalidade que permite ao ser humano perceber Deus em si mesmo, em todos os seres, na natureza e em todos os eventos, reconhecendo a sua identidade espiritual e encontrando o verdadeiro sentido de sua existência.

Está fisicamente relacionado com a glândula pineal, o funcionamento geral do cérebro e do sistema nervoso.

QUANDO EM DESEQUILÍBRIO SUPER ATIVO
Poderá se entregar ao fanatismo religioso ou espiritual, à contemplação excessiva do divino e, desta maneira, perder a conexão com a realidade. Raramente este chakra fica hiperativo.

QUANDO EM DESEQUILÍBRIO SUB ATIVO
Um sétimo chakra sub-ativo significa que você é humano, mas está um pouco distante de sua consciência espiritual. Sua verdade existencial. Pessoas nesta condição têm dificuldade de perceber um sentido maior para a sua existência, são céticas e indiferentes a qualquer ideia de religiosidade ou à espiritualidade. O sentido da vida é simples para ela: nascer, crescer, trabalhar, casar, ter filhos, morrer e tudo acabar.

Diagnóstico e Tratamento

Saber como estão os seus chakras serve para compreender como as energias estão fluindo nos seus corpos físico, energético, emocional e mental. Chakras com desequilíbrios podem dificultar a circulação de energia no seu corpo e podem estar diretamente ligado a diversas doenças, tanto no campo físico como no emocional.

Encontrar e mensurar esses desequilíbrios vai ajudar tanto no diagnóstico quanto no tratamento.

COMO EQUILIBRAR
Na Oduz utilizamos uma técnica que chamamos de ‘Terapia dos Chakras‘, onde compilamos alguns processos terapêuticos, como a Radiestesia, uso de Cristais, Reiki e Leitura Akáshica, para alcançar o objetivo de reequilibrar, alinhar, energizar, desobstruir canais e ‘limpar’ a tela búdica desses centros de energia. O processo conta com uma medição antes e depois, com acompanhamento e comparação de evolução das leituras.

Pode ser feito de maneira presencial ou à distância.
AGENDE SEU ATENDIMENTO.

TIRAR DÚVIDAS OU MARCAR UM ATENDIMENTO?
Entre em contato pelo WhatsApp.